quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EU SEMPRE SOUBE QUE O LULA FOI UM COVARDE E QUE FICOU COM "O RABO ENTRE AS PERNAS" NO CASO DA CRISE BRASIL-BOLÍVIA!


Os EUA acompanharam com despachos detalhados o desenrolar da crise entre Brasil e Bolívia após a nacionalização dos hidrocarbonetos em 2006. Após conversas com interlocutores no governo brasileiro, vaticinaram: "No âmbito político, Lula e sua equipe de política externa não poderiam estar pior do que estão agora".


Os telegramas da representação diplomática americana em Brasília, vazados pelo WikiLeaks (www.wikileaks.ch), comentam que Lula e o governo estavam convencidos de que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, havia atuado para radicalizar as ações de Evo Morales contra as refinarias da Petrobras na Bolívia.


Ainda assim, a reação brasileira foi débil, avaliam os EUA. A crise, ironizam, seria um revés para "a teologia do governo Lula sobre uma nova era de 'integração regional' liderada pelo Brasil".


O comentário enviado pela embaixada em 3 de maio de 2006, dois dias depois da nacionalização boliviana, é peremptório em dizer que na "imaginação popular", "Lula era cada vez mais visto como alguém atropelado, manipulado e enganado pelos 'hermanos' Chávez e Morales".

Nenhum comentário:

Postar um comentário